31ª edição da Feira do livro acontece nas escolas municipais de Itaboraí nesta sexta-feira (08/11)
Em celebração a 31ª edição da Feira do Livro, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), preparou uma programação especial nas mais de 90 escolas da rede municipal de ensino. O evento aconteceu simultaneamente nesta sexta-feira (08/11), durante todo o dia. Vale destacar que cada unidade escolar escolheu abordar um tema, em referência aos autores homenageados deste ano. São eles: Léo Cunha, Patativa do Assaré, João Caetano e Heloísa Alberto Torres.
A Escola Municipal Profª Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade, viveu uma comemoração dupla, tendo em vista que nesta data a unidade completa 40 anos de existência.
O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destacou a importância da Feira do Livro para o desenvolvimento acadêmico dos alunos da rede municipal de ensino e parabenizou a escola aniversariante.
“Hoje é um dia especial para a nossa comunidade escolar de Itaboraí. Celebrar os 40 anos da Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira nos permite reconhecer o compromisso de décadas com a educação de qualidade, formando gerações de estudantes que se destacam e contribuem para a nossa cidade. Além disso, a Feira do Livro nas escolas municipais é uma iniciativa que fortalece o hábito da leitura, incentiva a imaginação e estimula o conhecimento. Esses eventos representam o empenho da Secretaria de Educação em proporcionar um ambiente educativo inspirador e de excelência para nossos alunos e famílias. Estamos muito felizes em promover momentos que valorizam a cultura, a história e o futuro dos nossos estudantes.”, expressou o secretário.
A unidade escolar, que atende alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, preparou um dia repleto de homenagens aos familiares dos patronos da escola e da quadra poliesportiva que pertence à unidade. Além de apresentações musicais dos alunos e show de técnica e carisma da Banda da Guarda Municipal e também da banda da escola.
A diretora-geral da E.M. Prof.ª Clara Pereira de Oliveira, Elisabeth Silva falou sobre a herança histórica da unidade escolar e o significado da Feira do Livro.
“Nós estamos muito felizes, porque estamos realizando dois eventos em um. Os 40 anos da nossa unidade, que já formou tantas pessoas e a Feira do Livro, que é um trabalho de arte e leitura dos nossos alunos. Estamos mostrando toda a história do Clara Pereira no contexto educacional e emocional dos nossos munícipes”, destacou a diretora.
Já na Escola Municipal Antônio Carlos da Silva, em Morada do Sol, que atende alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, a 31ª Feira do Livro ganhou o tema “Ler é viajar sem sair do lugar”, com uma programação especial que contou com visitação de todas as turmas à exposição montada no pátio de entrada da unidade, apresentação musical dos alunos e declamação de poesia.
A aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Maria Luiza, de 9 anos, expressou a felicidade de ver o trabalho que fez com os colegas em sala de aula, exposto para todos os alunos e funcionários da escola.
“Estou muito feliz em participar dessa Feira do Livro, foi muito legal viver esses momentos de preparação dos trabalhos com meus colegas e melhor ainda é ver tudo pronto. ficou lindo”, expressou a aluna da Escola Municipal Antônio Carlos da Silva.
Outra escola que contou com programação nesta 31ª edição da Feira do Livro, o CEMEI de Tempo Integral Kauã Ferreira Martins, no Apolo, realizou atividades especiais para os pequenos, como contação de história, com a escritora Regiane Ferreira; apresentações musicais e de poemas. Além de apresentação teatral. No horário de saída dos alunos, os pais puderam participar da exposição composta por trabalhos feitos pelas crianças em sala de aula.
Com o tema “Viajando pelo mundo da aventura” a Escola Municipal Antônio Alves Vianna, no Apolo, realizou apresentações de dança, teatro e jograis, que como em todas as escolas da rede municipal, teve base nos autores homenageados.
A E.M. Antônio Alves Vianna atende alunos do 1º ao 9º ano e também conta com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.
Vale lembrar que as 96 escolas da rede municipal de ensino de Itaboraí, contaram com programação, nesta sexta-feira (08/11), com objetivo de incentivar a leitura, o interesse pela arte e colaborar positivamente para o desenvolvimento educacional dos estudantes itaboraienses.
Secretaria Municipal de Comunicação
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".