Ocupa Praça: Prefeitura de Niterói oferece serviços para população
A Praça da República, no Centro, foi o local escolhido, nesta quarta-feira (09), pela Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense para um projeto de prestação de serviços à população. O Ocupa Praça faz parte das atividades do Novembro Negro que comemora a luta pelo Dia da Consciência Negra.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH) realizou o agendamento de pessoas para o serviçode emissão de documentos e também prestou orientação sociojurídica da população que esteve no local. Para o scretário de Direitos Humanos, Rafael Adonis, a iniciativa reforça a importância da aproximação dos serviços com a população.
“É muito importante este tipo de atividade nos espaços públicos da nossa cidade. É nossa missão aproximar cada vez mais os serviços essenciais da Prefeitura para garantir mais dignidade à população em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Adonis.
Lucas S., de 19 anos, foi uma das 20 pessoas agendadas para continuar o atendimento na Casa dos Direitos Humanos. Ele se encontra em situação de vulnerabilidade social e foi um dos beneficiados com o atendimento oferecido pela equipe da SMDH. Sem documento de identidade, Lucas deseja retomar os estudos, interrompidos no 1º ano do Ensino Médio.
“Essa ação foi uma forma de conhecer o trabalho desenvolvido por vocês, oferecendo a oportunidade de garantir os nossos direitos. Não sabia, por exemplo, que ter minha identidade facilitaria o acesso a tanta coisa. Quero voltar a estudar, ter mais dignidade e aqui a equipe me muito ajudou a ter essa possibilidade”, disse.
As ações acontecem durante todo o mês. No último sábado (5), foi realizada uma roda de conversa sobre a temática: “Há mediação nos conflitos raciais?”, na Sede da Orquestra da Grota, em São Francisco. Participaram cerca de 40 jovens, entre outros convidados.
Atividades da Economia Solidária – Nos dias 28, 29 e 30 de novembro a Casa Paul Singer de Economia Solidária, gerida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, vai promover uma exposição e venda de produtos de gastronomia afro brasileira, exibição de curtas metragem, roda de conversa e debates, também em alusão ao Novembro Negro. Não é necessário inscrição prévia para participar. A Casa Paul Singer fica na Avenida Amaral Peixoto, 901, Centro. As atividades acontecem das 10h às 17h.
Fotos Divulgação
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".