Prefeitura de Niterói realizou uma visita ao Projeto Avante, em São Francisco
Projeto Avante oferece cursos voltados às crianças das comunidades da Grota, Igrejinha e Castelo
Na última quinta-feira (20), a primeira-dama de Niterói, Christa Vogel Grael, fez uma visita ao Projeto Avante em São Francisco, uma iniciativa da Igreja Presbiteriana Betânia que atende aproximadamente 90 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que vivem nas comunidades da Grota, Igrejinha e Castelo. O projeto é um dos 23 beneficiados pela campanha Niterói Solidária, que selecionou instituições através de chamamento público.
“Pude ver o trabalho excepcional que é feito pela equipe do Projeto Avante. É muito importante pensarmos no futuro dessas crianças e trabalharmos para manter o fornecimento de alimentos para que elas possam se desenvolver adequadamente. Niterói é uma das poucas cidades do Brasil que contam com um instrumento socioassistencial de combate às desigualdades como o banco de alimentos. É muito importante que comerciantes, sobretudo grandes mercados, contribuam com doações de alimentos porque esse gesto muda, e muito, a vida de uma criança”, destacou a primeira-dama Christa Vogel Grael, que coordena, de forma voluntária, a campanha desde que foi criada, em 2021.
O Avante, assim como outras 22 instituições niteroienses, é cadastrado no Banco de Alimentos da Prefeitura de Niterói. Em pouco mais de cinco anos, o banco já arrecadou mais de 380 toneladas de alimentos que são doados para essas entidades cadastradas. Atualmente, cerca de 2 mil pessoas se beneficiam desses alimentos, doados por meio de parcerias firmadas com redes de supermercados e atacadões. O Banco de Alimentos é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. O secretário da pasta, Elton Teixeira, falou sobre políticas públicas de enfrentamento às desigualdades sociais.
“Por meio do banco de alimentos, potencializamos iniciativas da sociedade civil. O combate à fome é prioridade da Prefeitura de Niterói. Temos um sistema de segurança alimentar muito bem estruturado que conta também com o restaurante popular Jorge Amado, no Centro, e com o restaurante popular que será entregue no Fonseca. Além disso, também temos as ações do Programa Niterói Solidária”, pontuou Elton Teixeira.
O Avante é um projeto socioeducacional que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, de 6 a 10 anos, no formato de contraturno escolar, que estudam na rede pública de ensino e são moradoras das comunidades da Grota, Castelo e Igrejinha. Todas as crianças recebem duas refeições completas e balanceadas, com cardápios montados por nutricionistas voluntários. O coordenador do projeto, Geraldo Souza, falou da importância da parceria com o Banco de Alimentos.
“Esses alimentos que recebemos mensalmente da Prefeitura de Niterói são fundamentais para compor as refeições que oferecemos diariamente. Por mês, distribuímos cerca de duas mil refeições, entre café da manhã, almoço, colação, jantar e lanche. Existem crianças do projeto em situação de insuficiência alimentar e aqui, temos a garantia de que elas terão essas refeições”, explicou.
Fotos: Luciana Carneiro
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".