NOSSO WHATSAPP: (21) 96701-8652

I Encontro de Enfermagem do Unilasalle terá oficina gratuita de suporte básico de vida em Primeiros Socorros


No dia 18 de maio, quinta-feira, será realizada uma oficina gratuita de suporte básico de vida, aberta tanto para alunos quanto para o público externo. O objetivo da iniciativa é educar a população sobre como aplicar os primeiros socorros para salvar vidas.

Durante o I Encontro de Enfermagem do Unilasalle-RJ, a enfermeira Dra. Christina Klíppel ministrará uma oficina gratuita para ensinar o público a agir em situações de emergência. Essa oficina é uma iniciativa para qualificar os estudantes como multiplicadores de segurança no campus e está integrada à programação diversificada do evento. Dra. Christina Klíppel, que também trabalha na American Heart Association – organização encarregada de publicar as diretrizes para ressuscitação cardiopulmonar – irá compartilhar sua experiência e conhecimento. Além disso, acontecerá a apresentação oficial da nova graduação do centro universitário.

“O Encontro marca a abertura do nosso curso em Niterói. O curso foi autorizado pelo MEC em novembro do ano passado com nota máxima, nota 5, depois de um longo tempo de preparação. Essa é a oportunidade de mostrarmos para a sociedade niteroiense o que estamos propondo. É uma forma de acolher moradores da cidade e de convidar outras escolas de Enfermagem do município para comemorar junto conosco”, explica a coordenadora Joyce Muniz.

O dia de eventos faz parte da comemoração nacional da Semana Brasileira de Enfermagem, que vai de 12 (o Dia Internacional do Enfermeiro) a 20 de maio. As duas datas remontam à força feminina: em 12 de maio de 1820 nascia Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem Moderna e pioneira no tratamento de feridos em guerras; em 20 de maio de 1880 morria Anna Nery, considerada a “mãe dos brasileiros” pela sua atuação como enfermeira na Guerra do Paraguai. Falar de mulheres será o principal mote do encontro promovido pelo centro universitário, embora o foco não esteja na branquitude de Florence e Anna.

“Tanto na exposição que teremos na nossa Varanda Cultural quanto na palestra de abertura, com a Profa. Dra. Roberta Santos, da UERJ, contaremos as histórias de personagens fundamentais para a construção dessa profissão. Temos muitas mulheres negras na Enfermagem, como Mary Jane Seacole, Maria Soldado, Dona Ivone Lara, que acabam não tendo a visibilidade devida na História, nos livros. Nossa proposta é trazer esse recorte histórico com um olhar acerca do gênero, da raça e da classe social”, antecipa Joyce.

Programação

Abertura do evento Horário: 8h30 às 10h Local: Varanda Cultural Atividades:

Exposição
[RE]Descobrindo a história: A invisibilidade da Mulher Negra na Enfermagem

Tenda do Cuidar
O cuidado de diferentes formas – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde A tenda terá: auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia, entre outros Oferecimento: Departamento de Supervisão Técnica Metodológica (DESUM), da Fundação Municipal de Saúde de Niterói

Intervalo
Música ao vivo com o Professor Dr. Christiano Machado 10h às 10h30, na Varanda Cultural

Palestra
Enfermagem Negra: Valorizando e reconhecendo a Enfermagem, com a enfermeira Profa. Dra. Roberta Geórgia Santos (Professora adjunta da Escola de Enfermagem da UERJ).
10h30, no Anfiteatro Ir. Egydio Lucas – Bloco B/8º andar

OficinaSuporte Básico de Vida (BLS)
Enfermeira Profa. Dra. Christina Klíppel (Instrutora da American Heart Association e Professora da UNESA)
13h30, na Sala Conexão Mundo – Bloco A/3º andar
Sujeito à lotação. Apenas 14 vagas disponíveis

Serviço:
I Encontro de Enfermagem do Unilasalle-RJ
Quando: Dia 18/05, quinta-feira, das 8h30 às 16h
Inscrições pelo site: https://bit.ly/3LPOrs5

Unilasalle

@unilasallerj
Rua Gastão Gonçalves, 79, Niterói, RJ

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".