Centro de Segurança treina uso de AI contra o crime
O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Niterói está treinando inteligência artificial para auxiliar no combate ao crime. O sistema de cercamento eletrônico do órgão já é capaz de refletir fragmentos de placas, letras e números, e agora os agentes estão ensinando os robôs a considerar em núcleos. Com o uso das câmeras inteligentes, o Cisp já ajudou na elucidação de mais de 3.700 casos e na recuperação de mais de 410 veículos roubados ou clonados. O trabalho do Cisp foi reconhecido e procurado por membros de outras áreas de segurança de diferentes estados e municípios.
Em uma ação recente, o Cisp contratou um veículo que havia participado de um roubo de residência na Região Oceânica. Por meio do cerco eletrônico, o veículo foi localizado e o suspeito foi preso. Essa ação conjunta com as forças de segurança é mais um exemplo do sucesso do trabalho do Cisp, que já ajudou na elucidação de diversos casos e na recuperação de veículos roubados ou clonados.
Essas ações fazem parte da estratégia do Pacto Niterói Contra a Violência, que conta com 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada. O Cisp integra as forças de segurança estaduais, federais e municipais, além do Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil, e tem contribuído para a redução da criminalidade na cidade.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".