Comunicação que conecta – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Comunicação que conecta


Priscila Cruz Priscilla Cruz
Palestrante e Mentora | priscillacruzoficial@gmail.com | Instagram e LinkedIn: @priscillacruzoficial | Instagram Projeto Start: @startexperienceoficial | WhatsApp: 21 99759-2438 E-mail: priscillacruzoficial@gmail.com



Qualquer conteúdo que vemos hoje, seja nas redes sociais, nos canais de televisão ou até mesmo nas mídias impressas, possui uma enorme contribuição em nosso processo de formação de opinião e na construção do que iremos comunicar.

Somos influenciados e impactados todos os dias em nossas ações, mesmo que de maneiras diferentes.

O fato de sermos influenciados por algo ou alguém geralmente está ligado a nos identificarmos, seja com uma ideia, opinião, estilo ou qualquer outra coisa que nos faça entender, concordar ou até mesmo aderir à mensagem daquele conteúdo.

O que quero mostrar hoje, através deste artigo, é que a comunicação é uma estratégia, um poder que você precisa aprender a utilizar a favor do seu negócio, da sua marca (seja ela de qual área for).

Existem dois níveis na comunicação:

  • -> A mensagem que você troca, a informação que você transmite, por todos os canais: verbal, escrito, não verbal;

  • -> A conexão entre pessoas, o nível de confiança e simpatia que você irá inspirar nelas. Sem conexão, fica difícil convencer ou comover. O relacionamento é superficial.

Pessoas se conectam com pessoas. Para você conquistar espaço hoje, seja no digital, seja no offline, você precisa desenvolver uma comunicação mais efetiva, que traga conexão com seu público.

Sim! Cada vez mais é necessário e importante termos uma comunicação autêntica, conteúdo relevante e posicionamento para fortalecer a marca pessoal e conquistar resultados.

Você sabe que a comunicação é essencial em todas as áreas e momentos, correto? E que é considerada uma habilidade do futuro (já sendo altamente requisitada no presente)?

Só que, para conquistar conexões e fazer com que sua comunicação seja compreendida por quem a consome, você precisa transformá-la em algo incrível e efetivo. Como? Sua comunicação precisa ser acessível para o público que irá recebê-la.

Tornar a comunicação acessível significa adaptar as informações existentes em um texto, imagem ou vídeo, para que todas as pessoas possam compreender plenamente seu conteúdo. É quebrar a barreira física da sua comunicação para que todos possam consumi-la e torná-la ainda mais inclusiva.

O que irá diferenciar seu conteúdo dos demais? A forma como você se comunica com sua audiência. Busque possibilidades diferenciadas. Pense fora da caixa e seja criativo. Lembre-se das duas moedas mais valiosas do digital: atenção e tempo!

Autenticidade: a fórmula (que não tem nada de mágico) que gera muitas conexões junto ao seu público. Ser autêntico(a) no que transmite, mostrar o que é de verdade, conecta demais. Coloque sua essência em tudo o que fizer. Mostre sua realidade, seja verdadeiro e transparente. Posicione-se! Lembre-se que seu super poder é ser você em ação, inclusive na comunicação.

Se há algo que gera conexão, é entender as dores e alegrias que sua audiência sente e, com isso, construir conteúdos assertivos para solucionar e engajar com eles. Procure entender quem é seu público e gere conteúdos impactantes por eles e para eles.

Saber comunicar é saber ouvir, antes de qualquer coisa. Mais do que falar e escrever, aprenda a ouvir as pessoas. Quando você ouve o que seu público precisa ou acredita, você entende, aprende, aproxima e conecta. Escute sua audiência e sua comunicação irá gerar resultados.

Comunicação é mais do que comunicar. É saber se conectar, transformar, influenciar e, com isso, fazer a diferença!

Desenvolver essa habilidade não é mais um requisito apenas para palestrantes e professores. Todo profissional hoje, de qualquer mercado e área, precisa valorizar e investir na comunicação como uma ferramenta geradora de resultados. É um aprendizado para a vida!

Se você trabalha na área da saúde, por exemplo, a comunicação interna se torna ainda mais crucial. Uma boa comunicação interna não apenas facilita o fluxo de informações, mas também promove uma interação eficaz com os pacientes, resultando em um atendimento de qualidade e uma melhor experiência para todos.

Uma comunicação eficiente é imprescindível para o funcionamento harmonioso de uma organização de saúde. Os profissionais de saúde dependem da troca de informações precisas e atualizadas para desempenhar suas funções de maneira eficaz. Sem uma comunicação interna adequada, podem ocorrer atrasos no atendimento e até mesmo riscos à segurança dos pacientes.

Sua comunicação pode inspirar negócios, transformar pessoas e até salvar vidas. Não a negligencie.

Quais desses passos você tem usado mais ou pretende utilizar? Quer ajuda para desenvolver uma comunicação com mais estratégias, resultados e conexões? Entre em contato. Eu posso ajudar você.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".