Reforma do Hospital Carlos Tortelly em Niterói Aumenta Capacidade e Melhora Infraestrutura – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Reforma do Hospital Carlos Tortelly em Niterói Aumenta Capacidade e Melhora Infraestrutura


O Hospital Municipal Carlos Tortelly, a maior unidade hospitalar de Niterói em número de leitos, concluiu uma reforma significativa. O Centro de Terapia Intensiva (CTI) foi reformado e ampliado, adicionando mais 10 leitos. Além disso, a unidade recebeu novos recursos para a agência transfusional.

Carlos Tortelli

Referência em Tratamento HIV

O hospital, referência no tratamento de crianças e adultos com HIV positivo, realiza mensalmente 4.300 atendimentos e 3.722 exames. A unidade mantém uma média de 233 internações por mês. O prefeito Axel Grael destacou que a ampliação representa um ganho significativo para toda a rede de saúde.

Desenvolvimento de uma Metodologia Nacional

A partir das informações coletadas, será elaborada uma metodologia nacional de abordagem, baseada nas melhores práticas compartilhadas durante o ciclo de oficinas. Este esforço é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em colaboração com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Hoje viemos nessa casa histórica da saúde de Niterói para fazer a entrega da reforma da agência transfusional e de mais 10 leitos para o CTI do Hospital Carlos Tortelly. Com certeza, essa reforma e o aumento dos leitos vão trazer uma capacidade operacional muito maior. A demanda na rede municipal não para de crescer e precisamos estar preparados. Com essa nova adesão, vamos conseguir redistribuir pacientes e manter a qualidade do atendimento”, explicou o prefeito.

Centro de Diagnóstico Integrado

Carlos Tortelli

O Centro de Diagnóstico Integrado do Hospital Carlos Tortelly realiza diversos exames, incluindo tomografia, ultrassonografia, ecodoppler, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, raio-X e exames laboratoriais. Ao todo, a estrutura conta com 120 leitos, 5 consultórios na emergência e 6 consultórios no ambulatório.

Adaptação à Demanda Crescente

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, enfatizou a necessidade de adaptação do hospital à evolução da cidade. “O Hospital Carlos Tortelly, hoje, é a nossa grande emergência, que fica de portas abertas para a população por 24h. Essa unidade, que é antiga em Niterói, vem se transformando conforme o tempo evolui para se adequar à realidade da cidade. A demanda da unidade tem crescido. Além disso, a população de Niterói tem a maior proporção de idosos em todo o Estado. O aumento da capacidade chega em boa hora para darmos conta da maior necessidade de internações, leitos e cuidados que os moradores precisam”, afirmou a secretária.

Investimento na Agência Transfusional

Outro destaque da reforma foi o investimento na agência transfusional, com a implementação de medidas de manutenção corretiva para garantir o adequado funcionamento das instalações e equipamentos necessários.

Recepção Revitalizada

A recepção do hospital também foi reestruturada e revitalizada com o objetivo de proporcionar um ambiente mais acolhedor e funcional para pacientes e funcionários, incluindo pintura, troca das portas e instalação de sistemas de climatização.

Crédito fotográfico: Lucas Benevides

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".