Secretaria da Mulher de Niterói assume imóvel do CEAM em definitivo – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Secretaria da Mulher de Niterói assume imóvel do CEAM em definitivo


A Secretaria Municipal da Mulher de Niterói oficializou a posse do imóvel onde funciona o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Neuza Santos), no Centro da cidade. O CEAM, em atividade há 21 anos, é o segundo centro do Brasil dedicado ao apoio de mulheres em situação de violência, oferecendo acolhimento e suporte gratuito.


Serviços prestados pelo CEAM Neuza Santos


O CEAM Neuza Santos é reconhecido por sua atuação com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, assistentes sociais e advogadas, garantindo um atendimento humanizado às mulheres. Além dos serviços diretos, o centro promove oficinas e atividades culturais e artísticas, com o objetivo de empoderar as mulheres e favorecer sua recuperação e crescimento pessoal.

Em 2023, o CEAM registrou 2.987 atendimentos, refletindo o aumento da demanda e a relevância do centro na comunidade. A manutenção da sede no Centro de Niterói, próxima à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar, é estratégica para garantir o acesso contínuo aos serviços.

Publicidade



Expansão da Secretaria da Mulher


A Secretaria Municipal da Mulher, anteriormente Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM), também está em atividade há 21 anos. Originalmente, a CODIM era vinculada exclusivamente ao CEAM, mas, desde 2021, com a nova gestão, a estrutura foi ampliada, passando a contar com cinco equipamentos na cidade e desenvolvendo novas políticas e programas voltados ao atendimento feminino. A expansão reflete o aumento dos serviços prestados e a consolidação das políticas públicas para mulheres em Niterói.


Imóvel como utilidade pública


O imóvel, localizado na Rua Cônsul Francisco Cruz, 49, foi declarado de utilidade pública em 2023, por meio do Decreto 14.926/2023, baseado no decreto-lei federal 3.365/1941. Essa declaração formaliza a importância do espaço para a continuidade dos serviços prestados às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Fotos: Lucas Benevides

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".