Nova Ferramenta Digital para Monitoramento de Incêndios em Niterói – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Nova Ferramenta Digital para Monitoramento de Incêndios em Niterói


A cidade de Niterói contará, a partir desta semana, com uma nova ferramenta digital para acompanhar focos de incêndio em tempo real. O Portal Niterói Contra Queimadas, desenvolvido em parceria entre o Sistema de Gestão da Geoinformação da Prefeitura (SIGeo) e a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG), permitirá o controle, a ação rápida e a mitigação de danos causados por incêndios. O portal pode ser acessado pelo site oficial Niterói Contra Queimadas e pelo portal do SIGeo.

Uso de Tecnologia para Prevenção de Incêndios


Inserido em um contexto de crescente utilização de tecnologia para gestão de riscos e proteção de áreas verdes, o novo portal permite o mapeamento de áreas suscetíveis a incêndios florestais ou urbanos. Combinando dados meteorológicos, como altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes, a plataforma auxilia na previsão de condições favoráveis ao surgimento de focos de incêndio, permitindo que as equipes sejam acionadas com mais rapidez e precisão.

Monitoramento em Tempo Real


O portal disponibiliza dois mapas interativos que apresentam dados de incêndios registrados pela Defesa Civil, tanto em Niterói quanto na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O monitoramento é atualizado a cada 15 minutos, possibilitando respostas rápidas e eficazes. Além disso, na página principal, estão disponíveis seções com informações sobre a legislação contra queimadas, ações preventivas realizadas pela Defesa Civil e um painel de monitoramento com gráficos e indicadores sobre focos de incêndio de grande proporção.

Voluntariado e Conscientização


Desde 2014, a Prefeitura de Niterói promove o Programa Niterói Contra Queimadas, que inclui a formação de voluntários para atuar no monitoramento preventivo de focos de incêndio. Atualmente, o Núcleo de Voluntários da Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC Queimadas) conta com cerca de 700 voluntários. Além disso, rondas preventivas realizadas por órgãos municipais têm o objetivo de conscientizar a população sobre práticas que podem causar incêndios, com foco nas áreas mais suscetíveis.

A combinação de tecnologia, ação voluntária e conscientização comunitária torna Niterói uma cidade mais preparada para enfrentar os desafios impostos pelas queimadas.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".