Prefeitura retoma projeto de revitalização da Alameda São Boaventura após liberação do TCE – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Prefeitura retoma projeto de revitalização da Alameda São Boaventura após liberação do TCE


Obra vai ser licitada para modernizar corredores de ônibus além de implantar ciclovia e acessibilidade nas calçadas

A Prefeitura de Niterói vai retomar a licitação para  as obras de revitalização da Alameda São Boaventura. O projeto foi analisado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na segunda-feira (03). Uma das mais movimentadas e importantes vias de Niterói, a Alameda será totalmente revitalizada. O investimento previsto é de R$ 136 milhões e as intervenções incluem modernização dos corredores viários; melhoria e ampliação da rede de drenagem; pavimentação das vias; acessibilidade das calçadas e implantação de ciclovia. O edital será publicado no Diário Oficial deste sábado (8).

O projeto de revitalização da Alameda São Boaventura faz parte do Plano Niterói 450 Anos, no eixo Zona Norte, região para a qual estão previstos investimentos de R$ 415 milhões até 2024.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que as obras na Alameda são fundamentais para a população da Zona Norte.

“A revitalização da Alameda São Boaventura é um compromisso que, agora, liberado para licitação pelo TCE, vai sair do papel. Trata-se de uma iniciativa muito esperada pelos moradores da Zona Norte. As obras terão o mesmo padrão das intervenções feitas na Nova Avenida Marquês de Paraná, outra via de grande movimentação em Niterói. Assim como na Marquês de Paraná, a Alameda terá a instalação de novas faixas viárias exclusivas para ônibus nos dois sentidos do tráfego, além de ciclovia e outras melhorias”, explicou Axel Grael.

As obras de revitalização da Alameda São Boaventura vão readequar as estações de ônibus para facilitar a entrada e a saída dos veículos. O modelo das estações será semelhante ao dos terminais do BHLS da Transoceânica, com a instalação de painéis eletrônicos. A Alameda, de acordo com o projeto proposto, vai receber iluminação em LED e novo paisagismo.

Além das obras de revitalização da Alameda São Boaventura, o Plano Niterói 450 anos, no eixo Zona Norte, prevê outras intervenções importantes  como a implantação do Restaurante Cidadão do Fonseca e a inauguração do primeiro Centro Cultural da Zona Norte – duas obras que já começaram.

Terminal do Caramujo – A Prefeitura está desenvolvendo também o projeto para a criação do Terminal Rodoviário do Caramujo, que tem como objetivo otimizar o sistema e fazer com que veículos  de baixa ocupação não entrem no corredor da Alameda. Com a otimização das linhas que utilizarão o futuro terminal do Caramujo, ocorrerá uma diminuição de cerca de 20% na quantidade de ônibus (55 veículos na hora pico, cerca de 500 veículos diários) no corredor. Isso vai contribuir para a diminuição dos congestionamentos e, consequentemente, para a redução  nos tempos de viagem e na emissão de gases prejudiciais à saúde.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".