Bibliotecas Populares de Niterói têm aumento de 21% no número de usuários cadastrados – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Bibliotecas Populares de Niterói têm aumento de 21% no número de usuários cadastrados


As Bibliotecas Populares de Niterói, geridas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) através da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET), registraram um aumento de 21% no número de usuários cadastrados em dois anos, chegando agora a 9,5 mil pessoas inscritas.

As bibliotecas têm uma equipe de atendimento formada por bibliotecários, servidores públicos e estagiários, além de um acervo que abrange os mais variados segmentos: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e candidatos a uma vaga em concursos públicos.

A Biblioteca Cora Coralina, uma das seis bibliotecas abertas, atraiu o estudante Rodrigo de Carvalho, de 21 anos, que começou a frequentá-la no final de 2022 em busca de um espaço tranquilo para leitura e estudos.

E além de ser um local de leitura, pesquisa e estudo, as bibliotecas populares de Niterói são também pontos de cultura, possibilitando a troca de experiências entre seus frequentadores e incentivando o desenvolvimento da vida sociocultural da cidade.

A SME e a FME de Niterói fecharam uma parceria em 2018 com a UNIRIO, através dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Memória Social. Essa parceria deu origem ao projeto de extensão “Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas”, coordenado pela professora Daniele Achilles. Entre as ações previstas no projeto está o investimento na automação e sistematização dos acervos, a inclusão de acessibilidade nos espaços das bibliotecas públicas e a inclusão sociodigital das comunidades. Essas iniciativas visam aprimorar o atendimento e o acesso à informação nas bibliotecas populares de Niterói, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural da cidade.

“As bibliotecas são espaços diversos, múltiplos. É incrível saber que, além da leitura, conseguimos agregar conhecimento através de eventos, oficinas e apresentações artísticas, musicais e culturais. O nosso objetivo é que o usuário seja a peça-chave do sistema, e que não só frequente os espaços, mas pertença a eles”, declarou.

A gestão do sistema é feita pela Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET). O atendimento em cada unidade é feito por uma equipe formada por bibliotecários, servidores públicos e estagiários. As atividades e acervo abrangem os mais variados segmentos: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e candidatos a uma vaga em concursos públicos.

O estudante Rodrigo de Carvalho, de 21 anos, começou a frequentar a Biblioteca Cora Coralina, no Centro de Niterói, no final de 2022, em busca de um espaço mais tranquilo para ler e estudar.

“Estar aqui é muito importante para aumentar o meu conhecimento sobre diversos assuntos, sobre a história da minha cidade e outros temas em geral. Estar na biblioteca permite que você tenha um foco maior para estudar as matérias da escola e para se dedicar a outras leituras. Além do conhecimento, os livros contribuem para a nossa formação e permitem compreender a realidade que vivemos”, destacou.

Entre as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas, podemos citar: oficinas; palestras de interesse social; ações de cidadania; atividades literárias como contação de histórias, saraus, apresentações, encontros com autores; campanhas de doação de acervo; parcerias com universidades em projetos de extensão; e atividades culturais na cidade de Niterói.

Por estarem localizadas próximas a instituições como Programa Médico de Família, postos de saúde, Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), associações de moradores e escolas públicas, as Bibliotecas Populares de Niterói também promovem atividades como campanhas de vacinação, cuidados e orientações referentes à saúde, palestras informativas sobre programas sociais dos governos, ações voltadas para orientação profissional, além de atividades externas, como passeios e visitações a museus e outros equipamentos culturais.

A Coordenadora Geral das Bibliotecas, Fernanda Frambach, ressaltou que o objetivo da ampliação de atividades é garantir o direito à informação, à cultura, à cidadania e à literatura.

“As ações desenvolvidas são pensadas para que os usuários reconheçam estes locais enquanto espaços de convivência, de partilha de saberes e expressão de sua realidade. Nosso desejo é que as Bibliotecas Populares de Niterói sejam um ponto de encontro comunitário, aberto, gratuito, acolhedor e democrático, onde todos possam se sentir pertencentes e constituidores de memórias e conhecimentos”, destacou.

Parceria – Em 2018, a SME e a FME fecharam uma parceria com a UNIRIO, através dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Memória Social. Trata-se do projeto de extensão “Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas”, coordenado pela professora Daniele Achilles. Segundo ela, entre as ações previstas está o investimento na automação e sistematização dos acervos, a inserção da acessibilidade nestes espaços e a inclusão sociodigital das comunidades.

“Queremos incentivar o desenvolvimento do espaço da biblioteca pública como um lugar de experiências, vivências e de encontro. O Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói vem construindo esses espaços como lugares antropológicos porque são feitos por pessoas, com pessoas e para pessoas”, concluiu.

Para conferir a agenda mensal com todas as atividades promovidas pelo Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói, basta acompanhar as redes sociais de cada unidade. Para se cadastrar, é necessário comparecer a uma das unidades com um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Confira abaixo os endereços das unidades que fazem parte do sistema:

Localização e funcionamento das bibliotecas

Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo
Endereço: Rua Tenente Osório, 73 – Vila Ipiranga, Fonseca
Contatos: E-mail: bibpopaguinaldo@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 3607-8479

Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento, Icaraí
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, de 8h às 17h
Contato: E-mail: bibpopanisio@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2719-6486

Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina
Endereço: Rua São Pedro, 108 – Centro, Niterói
E-mail: bibpopcora@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2717-3289

Biblioteca Popular Municipal Lídice Fróes Rodrigues
Endereço: Av. Carlos Ermelindo Marins, 34, CEU – Jurujuba
E-mail: bibpoplidice@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2715-4020

Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato
Endereço: Rua Luiz Palmier, s/n – Barreto, Niterói
E-mail: bibpopmonteiro@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2704-2045

Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco
Endereço: Rua Jornalista Sardo Filho, s/n, CSU – Ilha da Conceição
E-mail: bibpopsilvestre@educacao.niteroi.rj.gov.br
Telefone: 2719-6901

Fotos: Divulgação / Secretaria Municipal de Educação 

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".