Carpe Diem: Reflexões Sobre o Fim e o Recomeço – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Carpe Diem: Reflexões Sobre o Fim e o Recomeço


Autor: Will Davies

Em alguns instantes, o ano de 2024 termina. A única coisa garantida para o novo ano é que, um dia, ele também vai terminar.

Certa vez, saindo de um parque temático, minha filha me perguntou: “Meu pai… por que as coisas boas acabam?” Eu respondi que o lado positivo era que as coisas ruins também acabam.

O documentário “Sunset Strip” fala do passado de excessos, glamour e decadência de um pedaço de uma rua de Los Angeles. Atores, músicos e empresários são entrevistados e concluem o óbvio: as experiências não se repetem. Felicidade não se compra; ela aparece de repente e desaparece da mesma forma.

A frase “carpe diem”, cunhada pelo poeta romano Horácio e popularizada no filme “A Sociedade dos Poetas Mortos”, vem à memória. Aproveite cada momento da vida, porque esse momento nunca mais vai se repetir.

Já visitei lugares maravilhosos onde voltei alguns anos mais tarde para descobrir que já não tinham nenhuma graça. E visitei lugares sem graça que, com o tempo, se tornaram interessantes.

Se você visita o mesmo lugar 10 vezes, terá 10 experiências diferentes. Lugares mudam, pessoas mudam, a cultura muda, e você também muda. Parte da beleza e da tragédia da vida é que tudo muda o tempo todo.

É impossível viver tudo o que há para viver, conhecer todas as pessoas que você gostaria de conhecer, ter todas as experiências que você gostaria de ter. A esperança de uma experiência extraordinária é o que nos motiva a viver mais um dia, a suportar as dificuldades, a considerar algo ou alguém precioso.

No final das contas, o que realmente importa é o amor: aqueles a quem amamos e a fonte do amor, que é Deus.

Minha primeira resolução para o ano novo é aproveitar cada momento, cada oportunidade e cada relacionamento. O resto vem depois…

Feliz ano novo!

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".