Dança: A Arte que Transforma
A dança é uma forma de arte que vai além do simples movimento corporal. Ela tem o poder de transformar tanto aqueles que praticam quanto a sociedade como um todo. Através da dança, somos capazes de expressar emoções, ideias e histórias de uma maneira profunda e significativa.
A dança trabalha com o corpo e a mente de forma integrada, proporcionando benefícios físicos, emocionais e cognitivos. Fisicamente, a dança ajuda a desenvolver força, flexibilidade, integração e consciência corporal. Emocionalmente, ajuda a liberar esforço, aumentar a confiança, expressar a criatividade e se conectar com os outros. E cognitivamente, estimula a memória, a concentração, a percepção espacial e a capacidade de resolução de problemas.
Aprendizado
Niterói possui diversas escolas de dança. Uma das mais tradicionais é a Escola de Dança Myriam Camargo. Fundada pela renomada dançarina e coreógrafa Myriam Camargo.
Ao longo dos seus 41 anos de existência, a Escola de Dança Myriam Camargo já concorreu em mais de 35 festivais de dança e conquistou mais de 55 títulos, incluindo coreografias premiadas, escola destaque, primeiros lugares, melhores coreógrafa e melhores bailarinos.
Segundo sua fundadora, Myriam Camargo “a missão da Escola é formar bailarinos pensantes, criadores e intérpretes, sensíveis à arte, e difundir o papel da dança na sociedade por meio dos alunos e profissionais da escola. A escola acredita que a dança vai além dos passos e sequências, e busca despertar o pensamento crítico, incentivar a busca pelo conhecimento pessoal, trabalhar a melhoria da autoestima, a socialização e a criatividade.”
Anualmente, a escola promove um Espetáculo de Encerramento com apresentações realizadas em teatros da cidade, envolvendo todas as turmas da escola. Além disso, são realizados shows e eventos de dança dentro da própria escola, que são prestigiados pelos alunos, suas famílias, amigos e convidados, buscando divulgar o papel da dança na cidade.
Por tudo isso, a dança tem sido utilizada como terapia e forma de reabilitação em campos, desde o tratamento de distúrbios neurológicos até em vários programas sociais e ambientais. Ao ser praticada em grupo, a dança gera um senso de comunidade e pertencimento, promovendo a inclusão social.
Em resumo, a dança é realmente uma arte que transforma. Ela transforma aqueles que praticam e pode transformar os indivíduos e a sociedade como um todo, quando disseminada da forma correta.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".