Itaboraí intensifica vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), está promovendo a Estratégia de Vacinação Contra a Dengue, com o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos causados pela infecção pelo vírus da dengue entre a população alvo. A iniciativa tem como foco crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.
O cronograma prevê a aplicação de duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre elas. O imunizante é eficaz na redução de complicações e hospitalizações pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo a diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio de Itaboraí, Katiuscia Lessa, a estratégia de vacinação teve início em maio de 2024 e segue como prioridade no município.
“A vacinação teve início em maio e permanecemos vacinando as faixas etárias preconizadas. Neste momento, estamos realizando busca ativa para alcançar crianças e adolescentes que ainda não finalizaram seus esquemas vacinais”, explicou Katiuscia.
Para receber a vacina, é necessário que a criança ou adolescente não tenha tido dengue nos últimos seis meses e compareça a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) acompanhada de um responsável maior de 18 anos. Além de apresentar a caderneta de vacinação, CPF e o cartão do SUS.
As doses estão disponíveis nas unidades de saúde de Itambi, Agro Brasil, Visconde, Cabuçu, Jardim Planalto, Marambaia, Apolo, Monte Verde, Pachecos e no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha.
É importante informar que nos casos de suspeita de infecção pelo vírus da dengue, é necessário que o paciente busque atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, onde um teste será realizado seguindo critérios de avaliação médica.
Secretaria Municipal de Comunicação
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".