Jovens do Niterói EcoSocial empreendem em novos negócios – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Jovens do Niterói EcoSocial empreendem em novos negócios


A prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan, recebeu nesta terça-feira (01), a visita especial de alunos do Niterói Jovem EcoSocial que estão empreendendo, aproveitando a oportunidade de formação oferecida pelo programa. O EcoSocial está na terceira edição e atende 600 jovens de 20 territórios com 13 opções de formação profissional e aulas práticas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ). O programa faz parte do Pacto Niterói Contra a Violência.

O Niterói Jovem EcoSocial oferece atividades em campo com foco em educação ambiental em 20 territórios. A iniciativa também trabalha o desenvolvimento humano e a formação técnica. Atualmente, são 13 trilhas de formação profissional nas áreas de beleza, gestão, turismo, programação PHP, saúde pet, gastronomia, informática, programação full stack, formação de infra em rede, vendas e supermercado.

“É muito importante esse programa para Niterói, porque além de oferecer formação para os jovens, também impulsiona aqueles que têm uma veia empreendedora a investirem no seu próprio negócio. Eu fico muito feliz em vê-los colocando em prática seus projetos, mostra que estamos no caminho certo para mudar a realidade das pessoas e tornar nossa cidade mais justa”, destaca a prefeita em exercício Isabel Swan.

Iury Pereira Flores, de 19 anos, é aluno do curso de Informação de Dados e está investindo no próprio negócio, o Açaí do Iury. Ele conta que o planejamento que fez antes do lançamento do produto fez com que vendesse toda a primeira remessa em um único dia.

“Eu planejei lançamentos, criei página nas redes sociais, divulguei bastantes. Aí no dia que eu comecei a vender, um monte de gente foi lá comprar e acabou. Estou agora juntando dinheiro para fazer caixa e poder abrir uma loja para vender o açaí”, almeja Iury.

Estudante do curso de Beleza, Carla Cristiny Santos, de 21 anos, investe no negócio de designer de sobrancelhas. Ela diz que as aulas de educação financeira lhe deram o apoio que precisava para organizar o novo empreendimento.

“Quando fiquei grávida, diminuí muito o número de atendimentos, saí do meu espaço e agora eu atendo junto com outras pessoas. Não consegui manter meu estúdio, mas as aulas do EcoSocial estão me ajudando bastante nessa questão financeira e também com as coisas que eu estou aprendendo. Aprendi muita coisa que me ajuda no dia a dia”, lembra Carla.

Mariana Serino da Paixão, de 22 anos, faz o curso de Gestão e está investindo em confeitaria. Ela criou a marca Ana Paixão, em homenagem à mãe.

“Eu descobri o EcoSocial através de uma amiga e mudou minha vida. Estou vendo isso na prática mesmo, realmente mudou a minha visão, não só com a questão dos negócios, mas com a questão do meio ambiente. Aprendi muita coisa nas aulas que eu tive na primeira fase, mas principalmente, eu aprendi sobre o meio ambiente e a cidade onde a gente mora”, disse Mariana.

O secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, ressalta o empreendedorismo como um dos eixos para o desenvolvimento do programa.  

“Os jovens passam pela profissionalização com os cursos oferecidos pelo Senac RJ e desenvolvem atividades de campo voltadas ao meio ambiente, mas quando identificamos aptidão para o empreendedorismo, motivamos ainda mais. Tivemos alunos da primeira turma que empreenderam e montaram seu negócio e estamos tendo boas surpresas também nessa turma atual. Isso impulsiona a empregabilidade desses jovens que é um de nossos objetivos”, afirma o secretário Octávio Ribeiro.

Sobre o Niterói Jovem EcoSocial – Lançado em 2019, o Niterói Jovem EcoSocial é um programa que visa promover a inclusão social de jovens com idades entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade. O programa oferece uma formação qualificada, desenvolvendo habilidades sociais e competências profissionais por meio de capacitação técnica e educação ambiental. Além disso, busca elevar o potencial de empregabilidade dos participantes e contribuir para a construção de uma cidade mais sustentável e consciente. Durante os 18 meses de duração, os participantes recebem bolsa-auxílio, auxílio transporte e alimentação.

Na primeira edição, o Programa atendeu 400 jovens de 11 comunidades. Na segunda edição, foram 500 alunos de 26 comunidades. Agora, na terceira edição, são 600 alunos de 20 comunidades de todas as regiões de Niterói.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".