Parque Esportivo do Caramujo está com vagas abertas para vários esportes
Espaço oferece atividades olímpicas e individuais gratuitas, seguindo todos os protocolos sanitários, para pessoas acima dos 7 anos e até idosos
O Parque Esportivo e de Inclusão Social do Caramujo, na Zona Norte de Niterói, abriu inscrições para vários esportes e atividades físicas individuais. As vagas são para levantamento de peso olímpico (LPO), luta greco-romana, atletismo, skate e outros esportes olímpicos, como também para ginástica funcional para a terceira idade e dança. A novidade fica por conta do badminton que também está com vagas abertas e lembra um jogo do tênis, mas é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Neste momento, por conta da pandemia do novo coronavírus, o espaço não está realizando atividades com esportes coletivos. As atividades são todas gratuitas e seguem os protocolos sanitários estabelecidos.
Para se inscrever, é preciso ser morador do Caramujo ou adjacências e procurar a secretaria do Parque que funciona das 8h às 17h, munido da certidão de nascimento e documento do responsável. Atualmente, o espaço está funcionando com turmas menores para respeitar o distanciamento entre os alunos e conta com 400 pessoas em atividades regulares e quase 1200 inscritos em oficinas.
O administrador regional do Fonseca e Adjacências, Oto Bahia, reforça que as atividades previstas para o Parque Esportivo integram três eixos de atuação: esporte, cultura e cidadania, e atenção social.
“O Parque vai abrigar em torno de 30 atividades esportivas, incluindo modalidades olímpicas, e a ideia é que seja um polo de geração de oportunidades para o bairro do Caramujo e adjacências, buscando salvar vidas através do esporte. Também temos projetos com a terceira idade”, explicou o administrador.
O coordenador do Parque, Carlos Aveiro, explica que as atividades estão funcionando seguindo todos os protocolos.
“Estamos seguindo todos os protocolos sanitários. Averiguamos a temperatura de cada pessoa que chega, funcionários e alunos. As atividades são realizadas mantendo o distanciamento permitido, com uso de máscaras e turmas reduzidas. Também disponibilizamos álcool em gel para todos”, destaca Aveiro, como é conhecido na comunidade.
O coordenador ressaltou que, em breve, duas novas modalidades olímpicas devem integrar as atividades do Parque: Tiro com arco e esgrima. “Estamos em tratativa com a confederação para doação do material. Já visitamos a sede, que fica em Maricá, e acredito que logo as modalidades estarão disponíveis”, disse Carlos Aveiro.
Parque Esportivo e de Inclusão Social do Caramujo – O espaço teve sua última parte entregue em agosto de 2020 e conta com quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, pista de atletismo, pista de bicicross e skate park que será utilizado por moradores do bairro e adjacências. É possível escolher entre badminton, levantamento de peso olímpico (LPO), luta greco-romana, atletismo, skate, ginástica olímpica, salto em distância, salto triplo, muay thai, zumba, ginástica para idosos, além de atendimento social.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".