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Projeto de Lei Autoriza EAD para Alunos Autistas com Necessidades Especiais


Em um passo significativo para a inclusão educacional, o município de Niterói apresentou hoje um projeto de lei inovador que visa implementar o Ensino à Distância (EAD) para alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que enfrentam dificuldades significativas no ambiente escolar tradicional. A medida é voltada especificamente para crianças com características agressivas e/ou transtornos de processamento sensorial, conforme atestado por laudo médico.

A Iniciativa

O projeto de lei, proposto nesta terça-feira, autoriza o Poder Executivo a criar uma modalidade alternativa de ensino para atender às necessidades individuais desses alunos, garantindo-lhes acesso contínuo à educação pública. O objetivo é proporcionar um ambiente de aprendizado adequado para crianças cujas condições tornam inviável a permanência na escola de forma tradicional.

Requisitos e Implementação:

Para que os alunos possam usufruir do EAD, seus responsáveis legais deverão apresentar um laudo médico atualizado que comprove o diagnóstico de TEA e descreva as características específicas que dificultam o convívio escolar. As instituições de ensino do município serão responsáveis por fornecer suporte técnico e pedagógico, assegurando que os alunos tenham acesso ao conteúdo programático e às adaptações curriculares necessárias.

Suporte e Parcerias

A Secretaria Municipal de Educação, em colaboração com órgãos de saúde e educação especial, estabelecerá as diretrizes para a implementação do EAD. Além disso, o projeto prevê a celebração de parcerias público-privadas para fornecer os materiais eletrônicos necessários, garantindo que os alunos beneficiados tenham acesso à tecnologia indispensável para o ensino à distância.

Flexibilidade e Retorno ao Ensino Presencial

Reconhecendo a importância do convívio social no processo educacional, o projeto permite que os responsáveis legais optem pelo retorno do aluno ao ensino presencial a qualquer momento, desde que as condições sejam favoráveis. Essa flexibilidade é crucial para atender às necessidades individuais dos alunos, assegurando uma educação integral e equilibrada.

Justificativa e Impacto

O projeto foi motivado pelo caso de Bento Alves, um aluno autista com comportamento agressivo, evidenciando a necessidade urgente de alternativas educacionais inclusivas. A proposta foi desenvolvida com a colaboração de alunos do curso de Educador Social, que reconheceram a importância de garantir acesso à educação para todos, independentemente de suas características individuais.

“Esta iniciativa não só atende às necessidades específicas de Bento Alves, mas também de todas as crianças autistas do município de Niterói, promovendo uma educação mais inclusiva e igualitária”, afirmou um dos colaboradores do projeto.

Expectativas

A medida é vista como um avanço significativo na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, onde todas as crianças tenham a oportunidade de receber uma educação de qualidade, respeitando suas características e necessidades individuais.

O projeto de lei aguarda agora a aprovação dos parlamentares, que são instados a reconhecer a importância desta proposta e seu potencial impacto positivo na vida de muitas famílias e crianças no município de Niterói.

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