Prefeitura de Niterói inaugura mais uma agência do Banco Arariboia – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Prefeitura de Niterói inaugura mais uma agência do Banco Arariboia


Unidade funciona dentro da nova sede do Centro de Referência da Assistência Social de Piratininga

O prefeito de Niterói, Axel Grael, inaugurou na última sexta-feira (3) mais uma agência do Banco Arariboia, desta vez em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. A unidade funciona dentro da nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O Banco Arariboia administra a Moeda Social, um programa de transferência de renda fixa que beneficia mais de 30 mil famílias em vulnerabilidade social. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES).

“É um orgulho ver a nossa moeda social se estruturando, chegando cada vez mais perto das pessoas que precisam dessa política pública. Durante a pandemia, ainda na gestão do prefeito Rodrigo Neves, estruturamos um programa de renda básica temporária que tinha como objetivo atender, dar apoio a pessoas que mais precisavam de ajuda naquele momento. Quando a gente superou a questão da pandemia, trocamos o programa temporário por uma política permanente, que é a Moeda Social Arariboia. Hoje o programa atende mais de 30 mil famílias aqui de Niterói e a gente pretende avançar ainda mais. Isso tudo é uma forma de estimular a economia, a atividade empreendedora e o comércio e fazer o dinheiro circular em Niterói”, afirmou Grael.

No espaço, uma equipe especializada orienta a população sobre como utilizar o Cartão Arariboia, como usar o aplicativo do banco, explica os direitos e mostra como a moeda social pode ser utilizada no comércio da região onde a pessoa mora.

“Essa é a oitava agência em funcionamento na cidade. A maioria das nossas agências funciona acoplada a outros equipamentos, como o CRAS. Buscamos esse imóvel por ele ser mais perto da beira da Lagoa de Piratininga, pra gente aproximar o equipamento assistencial do nosso público alvo e trazer aqui pro miolo do bairro um espaço mais amplo. É um espaço que tem uma estrutura física melhor, que vai ter várias atividades, oficinas voltadas para o empreendedorismo. Aqui a gente consegue juntar a política sócio assistencial com a política de economia solidária”, detalhou o secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira.

A deputada estadual Verônica Lima lembrou a importância das parcerias para a realização de programas na área da assistência social e ressaltou a relevância do governo municipal no cenário nacional.

“Esse é um governo revolucionário e comprometido com a população mais pobre. O dinheiro ajuda a gerar emprego no comércio local e a diferença é que essa moeda não é apenas uma forma de transferir renda. Ela também ajuda a fomentar a economia local sustentável”, disse.

Também estiveram presentes à inauguração o secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães; o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manuel Amâncio, e o vereador Jhonatan Anjos.

Programa de transferência de renda

A Moeda Social Arariboia é um programa de transferência de renda permanente que paga um valor mensal ao beneficiário cadastrado no CadÚnico. Além disso, o programa busca ampliar a geração de novos empregos e renda dos comerciantes, empreendedores e prestadores de serviços cadastrados com a circulação da moeda por toda a cidade.

O benefício é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói para a retomada econômica da cidade. O investimento da Prefeitura de Niterói tem como objetivo auxiliar as famílias que precisam de ajuda financeira e também os comerciantes cadastrados. A ideia é que a Arariboia seja usada como moeda local circulante, para aquecer e movimentar a economia nas comunidades. O benefício oferece um valor mensal que pode chegar a R$ 700 para famílias composta por seis integrantes.

O comerciante que desejar cadastrar o seu negócio para receber a Moeda Arariboia como forma de pagamento de seus serviços e produtos deve se dirigir a uma das Agências do Banco Arariboia para se credenciar com CPF, RJ, CNPJ (caso tenha), e-mail, número de telefone, comprovante de residência e dados de uma conta bancária tradicional.

Foto: Luciana Carneiro 

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".