Prefeitura inicia obras do Centro de Imagens de Niterói em dezembro – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Prefeitura inicia obras do Centro de Imagens de Niterói em dezembro


Niterói vai contar com um moderno Centro de Diagnóstico Integrado (CDI) a partir do ano que vem. O prefeito Rodrigo Neves, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, assinou, na tarde desta quarta-feira (27), a ordem de início das obras do novo espaço, localizado no Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro. Serão investidos mais de R$ 8 milhões, entre obras e compra de modernos equipamentos. Além do CDI, o hospital vai ganhar novos leitos de UTI, enfermarias e reformas em outros ambientes. As obras começam em dezembro e tem prazo de 8 meses de execução.

O prefeito Rodrigo Neves destacou os investimentos que vêm sendo feitos na Saúde.

“A prefeitura já investiu mais de R$ 200 milhões em Saúde na nossa gestão. Assumi em meio a muita dificuldade, com unidades de saúde fechadas, mal estruturadas, faltando medicamentos. A Saúde foi uma das nossas prioridades. Reabrimos o Getulinho, que é referência em pediatria, reformamos o Mario Monteiro e a Policlínica do Largo da Batalha, reformamos e readequamos unidades da atenção básica, chegando a quase 100% de cobertura do médico de família, e agora mais esse grande investimento no Hospital Carlos Tortelly”, destacou o prefeito.

Será implantado um Centro Integrado totalmente moderno, com duas salas para radiologia digital, sala para mamografia, tomografia computadorizada, além de salas de endoscopia, ecocardiografia e ultrassonografia e de espera. O local vai dispor ainda de laboratório de análises clínicas, podendo obter diagnósticos, como imunologia, bioquímica, hematologia e microscopia.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, afirmou que Niterói se compromete com a qualidade na área hospitalar e ambulatorial.

“Evoluímos muito na atenção primária, estamos com 220 mil moradores cadastrados no Programa Médico de Família, quase toda a população vulnerável sendo atendida. E vamos avançando também na área hospitalar com o nosso CDI que, além de tantos exames de imagem, terá o primeiro tomógrafo municipal, nos dando autonomia para qualificar ainda mais a nossa rede”, comemorou a secretária.

Com capacidade para atender toda a rede municipal, o CDI poderá realizar cerca de 1.200 tomografias por mês, cerca de 3.300 raios X/mês, além de 640 ecocardiografias e 500 ultrassonografias, entre outros exames.

“Quando a nossa gestão assumiu a Prefeitura de Niterói, enfrentamos uma das piores crises econômicas do Estado do Rio de Janeiro. A necessidade de organizar as contas e colocar ordem na casa foi urgente. Mas a manutenção e ampliação da rede de atenção básica da cidade – que é modelo para o Brasil – sempre foi uma das prioridades. A construção desse Centro de Diagnóstico por Imagem é mais um dos resultados importantes na área da Saúde”, ressaltou a secretária de Fazenda, Giovanna Victer.

O HMCT também vai receber, no mesmo período, a reforma e ampliação de áreas destinadas a outros importantes serviços assistenciais. A unidade hospitalar vai ganhar 13 novos leitos de UTI, passando de sete para 20 leitos totais. Também será reformada toda a parte das enfermarias, que serão readequadas e ampliadas.

Outros investimentos – Estão sendo construídos três novos consultórios, uma sala de classificação de risco, sala de assistência social e núcleo de apoio. Em 2014 a emergência do HMCT também já passou por obras. Os espaços da unidade foram adequados à Rede de Urgência e Emergência, garantindo acolhimento aos pacientes, aumentando o fluxo dos atendimentos, além de melhores condições de trabalho aos profissionais.
Fotos: Bruno Eduardo Alves 

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".