Revitalização do Centro é tema de encontro no CDL Niterói
Ricardo de Moraes e Márcio Kerbel
Uma manhã de boas notícias para os niteroienses que moram, trabalham ou circulam pelo Centro da cidade. Com a presença do secretário municipal de urbanismo, Renato Barandier, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), promoveu nesta terça-feira (12), o seu Café Empresarial em sua sede no centro da cidade.
Entre as novidades apresentadas por Barendier, estão a reurbanização da Avenida Amaral Peixoto com a implantação de canteiros e árvores e uma nova iluminação pública. A Visconde do Rio Branco ganha um corredor com canteiro central, ciclovia e integração com o Caminho Niemeyer. O local também vai contar com oito quadras arborizadas com habitações. O projeto de loteamento prevê construções de até 21 pavimentos, com gabarito já aprovado pelo plano urbanístico.
As mudanças previstas alcançam outras áreas do bairro, como a tradicional Rua da Conceição que vai receber fiação subterrânea e o aumento das calçadas. Também está prevista a reforma de praças até 2023, entre elas a Praça da Cantareira, Jardim São João, Rink e Renascença. Na Ponta D’areia, o tradicional Portugal Pequeno será revitalizado e uma trilha será criada no Morro da Penha. Todo projeto paisagístico vem sendo discutido com o escritório Burle Marx, contratado pela prefeitura.
O Mercado Municipal na Feliciano Sodré, já influencia o seu entorno com novos empreendimentos e construções de condomínios. A obra deve ser concluída entre o final de 2022 e o início de 2023.
O uso da bicicleta será ainda mais incentivado com as negociações entre o CDL, por meio de seu presidente, Luiz Vieira, e o Banco Itaú para implantar o esquema de locação de bikes no município.
As novidades anunciadas no encontro do CDL, confirmam a transformação dos centros urbanos, principalmente após a pandemia de Covid-19. A adoção de espaços mistos com o incentivo à construções e adaptações residenciais, aproveitando a infraestrutura já instalada destas regiões, tem sido uma política adotada nas grandes cidades do mundo.
O Diário de Niterói agradece a acolhida do CDL e de seu presidente, Luiz Vieira. Iniciativas como essa, fortalecem ainda mais o processo de desenvolvimento local e apontam para novas parcerias em prol de nossa cidade.
Fotos: Ricardo de Moraes
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".