Secretaria de Fazenda de Niterói amplia acesso a serviços digitais para o cidadão
Digitalização de ponta a ponta e nova atendente virtual do website da instituição foram destaques em apresentação na CDL de Niterói
Nesta terça-feira (14), durante live nas redes sociais da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), a secretária de Fazenda de Niterói, Marilia Ortiz, apresentou as transformações digitais do órgão aos empresários da cidade e divulgou os próximos passos do Programa Supera Mais Ágil. Atualmente a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) conta com 48 serviços prestados eletronicamente por meio de e-mails institucionais ou diretamente pelo Portal de Serviços da Prefeitura (https://servicos.niteroi.rj.gov.br/). Hoje foi anunciada a digitalização de ponta a ponta de mais um serviço da SMF, a senha web de acesso ao Sistema de Nota Fiscal Eletrônica do Município (NFS-e). Se antes os contribuintes precisavam enviar um e-mail solicitando a validação da senha, agora é possível solicitar diretamente pelo Portal de Serviços.
Atendente Virtual
Durante o evento, também foi apresentada a nova atendente virtual do website da Secretaria. A nova ferramenta de atendimento irá auxiliar o cidadão que busca pelos serviços da instituição. O chatbot foi desenvolvido em parceria com a CDL Niterói, que adquiriu o software e doou à SMF. As equipes de Inovação em Serviços e de Tecnologia da Informação da SMF fizeram a programação da ferramenta, integrando todas as informações da carta de serviços. O chatbot ficará disponível no website da Secretaria a partir de outubro.
“Estamos em um momento de retomada econômica e queremos ser uma secretaria que auxilia o cidadão e os empresários. Nesse sentido, a gente tem como foco a digitalização dos serviços e também queremos facilitar o acesso à informações importantes da secretaria, por isso hoje apresentamos a nossa nova ferramenta de atendimento, que ganhou o nome de Zefa. É um chatbot que passará por três fases de desenvolvimento: a primeira versão tem como foco a prestação de informação integrada com a carta de serviços da Fazenda; na segunda versão o chatbot passará a contar com o livechat, atendimento em tempo real; e na terceira versão será possível realizar o serviço pela própria ferramenta. Estamos dando um passo importante para deixar o órgão cada vez mais integrado às novas tecnologias”, explicou a secretária.
Atendimento Modernizado
“Melhorar o atendimento ao cidadão é uma prioridade e o lançamento do portal de serviços em 2021 foi um grande passo no processo de transformação digital. O aprimoramento dos serviços é um processo contínuo e depende do trabalho em rede com todas as secretarias, coordenadorias e órgãos da Prefeitura. Essas melhorias envolvem não apenas novas tecnologias, mas também a mudança de processos e das pessoas. A prefeitura vem investindo em todas essas frentes, com muita tecnologia, simplificação de processos e capacitação de servidores para poder melhorar o serviço prestado ao cidadão”, destacou.
O secretário municipal de Administração e membro da CDL, Luiz Vieira, destacou a importância da apresentação dos novos recursos para o empresariado da cidade.
“A digitalização dos serviços da Secretaria de Fazenda leva ao contribuinte tecnologia e formas de acesso que antes não tínhamos. Essa modernização também envolve a desburocratização de muitos serviços, facilitando não só a vida do empresário, mas também do cidadão”, disse.
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