Uerj divulga nota de repúdio contra projeto que propõe sua extinção
Um projeto de lei propondo a extinção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, foi apresentado por um deputado bolsonarista na Assembleia Legislativa do Rio. Além de propor o fim da instituição, a proposta prevê a transferência do patrimônio público para a iniciativa privada. Sem a menor chance de ser aprovado, o projeto do deputado Anderson Moraes (PSL) revela as intenções privatizantes do parlamentar e das forças políticas que ele representa. As primeiras reações, contudo, sinalizam que ideias como essa, serão rejeitadas com firmeza pela sociedade.
A UERJ é uma das mais conceituadas universidades brasileiras, é um patrimônio público da população do Estado do Rio de Janeiro, e como tal deve ser preservada e respeitada. Leia a seguir a nota de repúdio da Uerj, assinada pelo reitor Ricardo Lodi Ribeiro.
Uerj repudia projeto de lei que propõe sua extinção e transferência de seu patrimônio à iniciativa privada
Vimos, uma vez mais, repudiar o projeto de lei n. 4673/21 que propõe a extinção da Uerj e a transferência do seu patrimônio e alunos para a iniciativa privada, cuja tramitação às comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi publicada no Diário Oficial de hoje.
A proposta, tão inconstitucional quanto estapafúrdia, não merecerá apoio da esmagadora maioria da Alerj, que reconhece a importância da Universidade para a população fluminense e brasileira, para a educação, a ciência e a tecnologia de nosso país, constituindo-se no maior projeto de inclusão social e na maior agência de políticas públicas do nosso Estado.
A iniciativa visa a excitar hordas radicais, com propósitos eleitorais, sem qualquer compromisso com a democracia, com o progresso da ciência, com a educação, mas, como revela a própria destinação proposta aos bens da Universidade, a interesses inconfessáveis.
No entanto, os que querem a destruição da Uerj serão derrotados uma vez mais. Já estamos em articulação com o parlamento fluminense para que a proposta seja abortada.
A Uerj não será extinta porque ela muda a vida das pessoas para sempre!
Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2021.
Ricardo Lodi Ribeiro
Reitor
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".