NOSSO WHATSAPP: (21) 96701-8652

Procurando emprego? O alerta de vagas fantasmas está tomando conta do Linkedin.


A rede social do mundo corporativo é conhecida por seus relatos de carreira, sucesso e novas vagas de emprego. No entanto, nas últimas semanas as “Vagas Fantasmas” viraram um dos temas principais do feed.

Buscar uma nova vaga é algo que mexe com muitos sentimentos em nossa vida. Esperança, desespero, competitividade, comparação, entre outros. O momento de recolocação do mercado mexe com nossa autoestima e nos faz ser resilientes diariamente.

Após a pandemia, o governo chegou a anunciar 142 mil novas vagas, entretanto, em 2024 o cenário é diferente.

Mesmo com o aumento de 50% de vagas para trabalho em casa, o mercado indica preferência para o modelo presencial na retomada das atividades corporativas.

Mesmo que o ano atual apresente uma melhoria na taxa de desemprego, chegando a 7,5% no primeiro trimestre de abril, a realidade é um mercado mais complexo e escasso e profissionais tendo cada vez mais que assumir responsabilidades diversas em cargos que exigem muitas especialidades, com um salário não tão compatível.

E para quem está na aflição do desemprego, o Linkedin se mostra um canal referência para a recolocação. Entretanto, nas últimas semanas a indignação com “vagas fantasmas” veio à tona.

As reclamações são referentes às oportunidades publicadas na sessão de “Vagas”. Nesta seção, você encontra diversas publicações em ordem decrescente para candidatura. Entretanto, acontece que muitas das vagas ali presentes não existem mais, ou nunca existiram.

A maioria das vagas são publicadas há semanas, e quando fechadas, não são retiradas ou ao menos indicam que não há mais a possibilidade de candidaturas. Muitas delas, são publicadas mesmo com candidatos já aprovados para o preenchimento das mesmas.

Ou seja, um movimento que remete à esperança de diversas pessoas, que utilizam do seu tempo para realizar candidaturas (muitas delas com diversos questionários), não estão ao menos ativas. 

É de grande responsabilidade das empresas manterem os candidatos à par dos feedbacks de entrevistas e candidaturas, afinal isso é uma questão emocional muitas vezes pregada por tais empresas que na prática, agem na direção oposta. 

Na busca por empregos a perseverança impera, mesmo com a avalanche de “vagas fantasmas”, a rede se posiciona de forma contrária a essa atitude, e solidária com aqueles que buscam novas oportunidades.

Não perca a esperança, ainda assim, existem vagas novas publicadas tanto em sites como Catho, 99jobs, Infojobs, como também no linkedin. Atente-se as datas das publicações e boa sorte!

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".